Linhas de Pesquisa

Área de Concentração: Recursos Genéticos Vegetais

 

A área de concentração (única) tem como perspectiva fornecer um referencial teórico e prático dos Recursos Genéticos Vegetais e suas interações com meio biótico e abiótico que dê suporte consistente para a caracterização, manejo e utilização sustentável da diversidade genética, visando o desenvolvimento de produtos, processos e serviços relacionados com o manejo de populações e comunidades vegetais e os componentes das suas interações, melhoramento genético vegetal e a conservação da biodiversidade.

Linhas de Pesquisa

 

  • Biologia Reprodutiva e Fluxo Gênico

Determinação dos sistemas reprodutivos, morfologia e fenologia da floração, oferta de recursos florais, dispersão e interação com fauna de polinizadores, dinâmica de movimentação de alelos, efeitos adversos na dinâmica de polinizadores.

  • Caracterização, Coleta e Conservação de Germoplasma

Caracterização da diversidade e estrutura genética de populações vegetais silvestres; caracterização do conhecimento tradicional associado ao uso de espécies silvestres e variedades crioulas, repartição de benefícios e políticas associadas; técnicas de prospecção, coleta e conservação de germoplasma.

  • Ecologia e Manejo Sustentável de Plantas

Ecologia de populações e de comunidades vegetais; serviços ecossistêmicos; caracterização e manejo das interações de plantas com microrganismos e artrópodes na produção agrícola e recuperação ambiental; desempenho de plantas em diferentes situações ambientais e de manejo; sistemas agroflorestais; restauração ambiental.

  • Fisiologia do Desenvolvimento e Metabolismo

Estudos básicos e aplicados da fisiologia do desenvolvimento e metabolismo vegetal; morfogênese in vivo e in vitro e fatores que as afetam; estudos ecofisiológicos.

  • Genética e Melhoramento de Plantas

Análise da organização da variabilidade, estrutura genética de populações de plantas cultivadas; herança e melhoramento genético com o auxílio de técnicas clássicas, celulares e moleculares e abordagens com enfoque participativo; biossegurança associada às novas tecnologias do melhoramento de plantas.