Apresentação

O Programa

Níveis: Mestrado Acadêmico e Doutorado
Conceito na Avaliação da CAPES: 6
Título Concedido: Mestre/Doutor em Ciências
Área de Concentração: Recursos Genéticos Vegetais
Duração:

  • Mestrado Acadêmico: 12 a 24 meses
  • Doutorado: 24 a 48 meses

Objetivos

O Programa de Pós-Graduação em Recursos Genéticos Vegetais tem como objetivo geral formar mestres e doutores capazes de caracterizar, conservar, manejar e melhorar os recursos genéticos vegetais domesticados e não domesticados, com o emprego das tecnologias e metodologias apropriadas.

Demais informações

O programa estará voltado preponderantemente às problemáticas do hemisfério sul e em seu escopo serão priorizados enfoques multidisciplinares e interinstitucionais, com as consequentes repercussões sociais, econômicas e políticas. Assim, espera-se dos egressos dos cursos de mestrado e doutorado a capacidade de formular hipóteses, assim como a de planejar e executar pesquisa cientifica e tecnológica de alto nível, de forma inovadora, independente e voltada às temáticas dos Recursos Genéticos Vegetais.

A formação de recursos humanos visando a geração e/ou adequação de processos e produtos por meio do manejo adequado dos recursos genéticos disponíveis é estratégica para atender a demanda social existente.

Hoje, no Brasil e no mundo inteiro, observa-se uma demanda crescente por novas tecnologias para o manejo de recursos genéticos vegetais. As limitações à expansão da fronteira agrícola e a necessidade de se compatibilizar a produção agrícola com a conservação ambiental, associadas a uma expectativa de melhoria da qualidade de vida, exigem uma maior eficiência dos processos relacionados à produção vegetal, através do uso das tecnologias apropriadas ou pertinentes.