Apresentação

O Programa

Níveis: Mestrado Acadêmico e Doutorado
Conceito na Avaliação da CAPES: 6
Título Concedido: Mestre/Doutor em Ciências
Área de Concentração: Recursos Genéticos Vegetais
Duração:

  • Mestrado Acadêmico: 12 a 24 meses
  • Doutorado: 24 a 48 meses

A Missão

Formar mestres e doutores qualificados para caracterizar, conservar, manejar e melhorar recursos genéticos vegetais, domesticados e não domesticados, bem como suas interações com outros organismos; com o uso de conhecimento, tecnologias e metodologias apropriadas, visando a excelência e inovação na conservação e no uso sustentável da biodiversidade

A Visão

Ampliar, nos próximos dois quadriênios , o reconhecimento nacional e alcançar o pleno reconhecimento internacional na formação de recursos humanos e geração de conhecimento sobre os recursos genéticos vegetais e suas interações com outros organismos e meio ambiente, embasado no conhecimento holístico e em metodologias contextualizadas, por meio de conexões com instituições e organizações da sociedade civil, na busca da sustentabilidade econômica, ambiental, cultural e social.

O Objetivo

O Programa de Pós-Graduação em Recursos Genéticos Vegetais tem como objetivo geral formar mestres e doutores capazes de caracterizar, conservar, manejar e melhorar os recursos genéticos vegetais domesticados e não domesticados, com o emprego das tecnologias e metodologias apropriadas.

Os Valores

Éticos

i) Beneficência (Negativa: evitar o Mal; Positiva: fazer o Bem), ii) Respeito à pessoa (Privacidade, Veracidade, Auto-determinação, Voluntariedade), iii) Justiça (Não-discriminação, Distribuição de bens, inclusão social), iv) Adoção das ações afirmativas.

Científicos e de formação acadêmica

i) Imparcialidade e Autonomia no tratamento do Conhecimento Científico, ii) Promoção do diálogo do Conhecimento Científico com os saberes tradicionais, iii) Comprometimento com a pesquisa contextualizada e de qualidade, iv) Visão sistêmica, v) Atuação inter e transdisciplinar (Epi-disciplinaridade), vi) Responsabilidade com o Meio ambiente, vii) Cooperação nas atividades científicas, vii) Comprometimento com a ampla divulgação do conhecimento, viii) Formar recursos humanos éticos e comprometidos com o desenvolvimento sustentável.

Demais informações

O programa estará voltado preponderantemente às problemáticas do hemisfério sul e em seu escopo serão priorizados enfoques multidisciplinares e interinstitucionais, com as consequentes repercussões sociais, econômicas e políticas. Assim, espera-se dos egressos dos cursos de mestrado e doutorado a capacidade de formular hipóteses, bem como a de planejar e executar pesquisa cientifica e tecnológica de alto nível, de forma inovadora, independente e voltada às temáticas dos Recursos Genéticos Vegetais.

A formação de recursos humanos visando a geração e/ou adequação de processos e produtos por meio do manejo adequado dos recursos genéticos disponíveis é estratégica para atender a demanda social existente.

Hoje, no Brasil e no mundo inteiro, observa-se uma demanda crescente por novas tecnologias para o manejo de recursos genéticos vegetais. As limitações à expansão da fronteira agrícola e a necessidade de se compatibilizar a produção agrícola com a conservação ambiental, associadas a uma expectativa de melhoria da qualidade de vida, exigem uma maior eficiência dos processos relacionados à produção vegetal, através do uso das tecnologias apropriadas ou pertinentes.